A Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, entidade que há 60 (sessenta) anos representa a crônica esportiva do DF, vem externar seu repúdio e sua incredulidade com os fatos ocorridos na noite desta quarta-feira (08/03/2023).
De forma abusiva, ilegal e criminosa, dois profissionais de imprensa filiados à ABCD e credenciados pela CBF para o jogo entre Brasiliense x Goiás, válido pela Copa Verde 2023, foram impedidos de exercer seu munus.
Os profissionais possuem registro profissional, DRT, e estão prestando serviços a empresas de dados que municiam o GOOGLE, SOFT SPORTS, dentre outras empresas, como a Rede Globo, inclusive de sites de aposta. Inclusive, a empresa BETANO, que é um site de aposta, patrocina o torneio e dá o naming rights da competição.
O presidente do clube, Luiz Estevão, deu a ordem para impedir sua entrada na área de imprensa, setor que ele não tem ingerência. Um dos profissionais foi retirado da cabine em que se encontrava, enquanto o outro sequer passou do portão.
A ABCD acredita que a medida viola a legislação nacional, pois o art. 90-F da Lei Pelé garante o acesso dos cronistas devidamente credenciados às áreas reservadas à imprensa, o que é roborado pelaLei nº 6.894, DE 14 DE JULHO DE 2021, em âmbito do Distrito Federal.
Destaca-se que os profissionais, além de filiados à ABCD, foram credenciados pela própria CBF para o jogo.
A ABCD encara com surpresa que o mesmo proprietário de um veículo como o Portal Metrópoles tenha essa atitude com colegas que prestam serviço de informação.
A ABCD acionou a Polícia Militar, que pouco fez. Já denunciamos ao MPT o caso e analisamos a possibilidade de acionar judicialmente o clube para não embaraçar o exercício profissional dos cronistas, o que, inclusive, é crime conforme o art. 197 do Código Penal.
BRUNO HENRIQUE DE MOURA
presidente ABCD – gestão 2022/2024