Pessoa Jurídica

A credencial da ABCD é um documento provisório, a ser concedido a cronistas esportivos, fotógrafos e profissionais da área técnica das empresas de comunicação, que comprovem o vínculo e o pleno exercício em coberturas esportivas.

LEI FEDERAL 9.615/98
“Art. 90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto. (Incluído pela Lei nº 12.395, de 2011)”.

Fundada em 8 de maio de 1975 e inscrita no CNPJ sob o nº 00.720.722/0001-10, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos – ABCD – é a única entidade com legitimidade e devidamente reconhecida pela CBF e FBF para credenciar (e operacionalizar) jornalistas, fotógrafos e radialistas esportivos no Distrito Federal.

Relação de documentos obrigatórios

  • Ficha cadastral, emitida pela ABCD, devidamente preenchida e assinada.
  • Comprovante de endereço do veículo
  • Ofício em papel timbrado e assinado pelo Diretor de Esportes ou pelo Chefe de Redação, constando a quantidade de carteirinhas solicitadas pelo veículo de imprensa.

VALOR DA ANUIDADE 2015 (SÓCIO-EMPRESA)*
R$ 250,00 – Pedido encaminhado entre novembro e dezembro de 2014.
R$ 300,00 – Pedido encaminhado a partir de 1° de janeiro de 2015

* Valor refente a cada credencial solicitada.

Clique na imagem abaixo e faça o download da Ficha Cadastral

vialogica-sistemas-ficha-cadastral

Após o download, a ficha deve ser preenchida e encaminhada, juntamente com os documentos citados acima, para a sede da Associação, que fica no Setor Bancário Norte, Edifício Central Brasília, Sala 901, ou por e-mail: abcdesportes@gmail.com

OBS: A entrega da documentação não garante o credenciamento. O resultado será informado individualmente após parecer da Comissão de Sindicância da ABCD.

Confirmada a aprovação da solicitação de credenciamento, o associado será informado para efetuar o pagamento referente ao valor da anuidade, na Agência 2872-X (Pátio Brasil), Conta Corrente 720.722-0, Banco do Brasil.