Assembleia aprova novo Estatuto da ABCD

Em Assembleia Geral Extraordinária que durou mais de cinco horas, realizada na noite desta quinta-feira (08) na sede da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD, na Asa Norte, foi aprovado o Novo Estatuto entidade que há 41 anos congrega a imprensa esportiva do Distrito Federal.

Presidida pelo associado Raimundo Borges (Nonato), a sessão foi aberta no início da noite e encerrada depois da meia-noite. Iniciados os trabalhos, a minuta do documento foi amplamente discutida, ocorrendo sugestões de acréscimos e retiradas de artigos. Por maioria,  os associados presentes aprovaram a Nova Carta Estatutária da ABCD, que possui 19 capítulos e 106 artigos.

As principais mudanças estatutárias têm a ver com a parte administrativa do ABCD, objetivando dar mais transparência à forma de gestão da entidade. Uma das principais alterações foi a redução de cerca de 50% dos cargos diretivos.

Pelo Estatuto anterior, 23 pessoas formavam o quadro de diretoria. Esse número foi recuado para 12 pessoas. A diretoria Executiva passa a ser composta por um presidente (geral), um vice-presidente, além dos diretores jurídico, de comunicação e eventos, secretário e tesoureiro. Já o Conselho Fiscal, que ganha mais independência para fiscalizar as contas da entidade, permanece com seis membros, sendo três efetivos e três suplentes. O Conselho Deliberativo foi extinto por decisão da Assembleia.

Com a aprovação do novo documento que rege a entidade, o próximo passo será a realização das eleições para o Biênio 2016/2018. O pleito está previsto para acontecer até o fim deste mês, quando os novos dirigentes serão eleitos para um mandato de dois anos.

O Estatuto, que passou a ter validade imediatamente após a sua provação, foi pautado no Código Civil Brasileiro e com base em Estatutos de grandes entidades representativas do Brasil. Atualmente, a ABCD possui 204 associados ativos.

Clique aqui e leia o novo Estatuto da ABCD.

Ascom/ABCD